Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Software
Pessoal,
A seguir, um material organizado para fundamentar a experiência de desenvolvimento de software segundo o modelo ÁGIL.
Concepção do Modelo Ágil:
- Processo de desenvolvimento baseado em interação com o negócio e entregas rápidas de software.
Coordenação de Equipes:
- Desenvolvimento Iterativo;
- Incremental com Pre-Game, Sprint e Post-Game;
- Reunião de planejamento;
- Reunião de validação e entrega (Sprint Review);
- Reunião de lições aprendidas e adaptações (Sprint Retrospective);
- Reunião de acompanhamento diário (Daily Scrum);
- Gerenciamento de Riscos (Impediment Backlog);
- Confecção e Acompanhamento do Gráfico (Release BurnUp).
Gestão das Necessidades do Produto
- Criação de Requisitos com Product Backlog;
- Ranking do Product Backlog;
- Estimativa e Reestimativa de tamanho do Product Backlog (Ideal Days);
- Priorização do Product Backlog;
- Criação de Atividades no Sprint Backlog;
- Definição do Conceito de "Pronto" (Done);
- Prática de Visão Compartilhada (Shared Vision) com definição e reconvenção do Sprint Goal;
- Estimativa e Calibração de Velocidade.
Controle de Mudanças no Software e Testes
- Propriedade Coletiva de Código (Time Inteiro);
- Solicitação de Mudanças Leves (LightWeight Change Request).
Papéis a serem estabelecidos e desenvolvidos durante a fase:
- Product Owner, Scrum Master, Scrum Team, Stakeholder e Management.
Artefatos a serem estabelecidos e desenvolvidos durante a fase:
- Product Backlog: Pilha de trabalháveis priorizada (requisitos, defeitos, refatoração);
- Sprint Backlog: Pilha de atividades a serem trabalhadas em uma iteração (Sprint) pelo Scrum Team;
- Impediment Backlog: Pilha de riscos e impedimentos menores revisada diariamente e trabalhada pelo Scrum Master;
- Sprint Agile Radiator: Quadro de gestão ágil ‡ vista com indicadores e controles de andamento diariamente revisados;
- Retrospective Backlog: Pilha de lições aprendidas, organizacionais e para o Scrum Team, mantida a cada iteração.
Controle de Mudanças no Software, Testes e Desenvolvimento (Avançado)
- Teste Concorrente (JIT - Just-In-Time) e Automatizado;
- Práticas de Verificação Manual (Technical Review Meeting) e Automatizada;
- Versionamento Concorrente;
- Estratégia de Estruturação de Testes (Funcional/Aceitação, Integração End to End, Ambiente, etc.);
- Entrega Contínua (Continuous Delivery);
- Integração Contínua (Continuous Integration);
- Programação em Pares (Pair-Programming);
- Desenvolvimento Dirigido por Testes (Test-Driven Design - TDD).
Papéis a serem estabelecidos e desenvolvidos durante a fase:
- Estratégia de Gestão de Conhecimento para formação de perfil genérico-especialista;
- Program Owner;
- Scrum Team - Tester (membro do Scrum Team com especialização em testes);
- Scrum Team - Publisher (membro do Scrum Team com especialização em especificação);
- Stakeholder Prime.
Mais tarde aprofundaremos os conceitos
Fiquem com Deus!
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