Qual a melhor metodologia para desenvolvimento de aplicações de smartphones



São 3 opções à sua escolha de arquitetura para dispositivos móveis:





Web design responsivo

Sites responsivos têm como objetivo permitir que sua empresa tenha um único site (desktop) que se adapte automaticamente aos diversos tamanhos de telas. Isso acontece quando adaptamos conteúdo, design e interações do site para proporcionar uma navegação unificada para o usuário.

Prós:
- Desenvolvimento e manutenção de um único site para todos os dispositivos;
- Possui uma única URL, facilita o acesso e otimiza o tempo de carregamento;
- Não há necessidade de criar conteúdo específico, já que estamos falando de um único site;
- Otimização do marketing, pois não há necessidade de criar campanhas específicas;
- Baixo custo de produção.

Contras:
- A tecnologia muito nova causa transtornos ao carregar o site em navegadores antigos;
- A UX não é o foco, trata-se de um site adaptado, que não possui nenhum planejamento ou arquitetura de interação pensada para o dispositivo mobile;
- O site mobile não tem vida independente, pois está atrelado ao site tradicional (desktop).


Formato mobile

Sites feitos especialmente para celulares carregam em seu DNA a interação e a navegabilidade. Um projeto de site mobile deve sempre considerar os pontos fracos e fortes da plataforma, assim como a velocidade de conexão que temos no PaÌs (2G/3G/4G).

Prós:
- Foco na UX. O site é totalmente desenhado e pensado para esse tipo de plataforma;
- Motores de busca como Google, Bing e Yahoo! tendem a privilegiar sites mobile;
- Acesso rápido, sem a necessidade de fazer download e instalação, diferente dos apps.

Contras:
- Mais de uma URL de navegação. O site mobile precisa de um novo domínio ou subdomínio;
- Os esforços para atualização e manutenção serão dobrados, já que são dois sites;
- O site exigirá um planejamento de conteúdo diferente do site tradicional.


App nativo

App é um software feito especialmente para dispositivos móveis, como celulares e tablets, desenvolvido para sistemas operacionais específicos como iOS, Android, etc. Para ter acesso aos apps, é necessário realizar o download via loja virtual (Apple Store, Google Play etc.) para serem instalados. A maior vantagem dos apps é o poder de flexibilidade e funcionalidades que conseguimos agregar, como o uso da câmera, click to call, geolocalização, dentre outros.

Prós:
- Em termos de UX, os apps possuem os mesmos pontos fortes do formato mobile;
- Os apps funcionam com ou sem conexão;
- O céu é o limite, liberte sua imaginação, aqui tudo é possível;
- Com o app instalado, sua marca estará sempre à mostra para o usuário.

Contras:
- Cada sistema operacional tem linguagem própria. Precisa criar um app para cada sistema;
- O custo para desenvolvimento ainda é alto;
- Precisa fazer download do app que depende da velocidade da internet;
- A estratégia de marketing é totalmente diferentes para o app e para o desktop.


Qual é a melhor solução?

Tudo irá depender dos seus objetivos, pois cada formato atende a uma necessidade específica, por exemplo: se o seu site exigir uma atualização contínua e diária, como um blog, a melhor opção será um site responsivo, é mais rápido e ágil nas atualizações. Agora se o seu negócio tem como prioridade a experiência do usuário, a melhor opção será um site mobile ou até mesmo um app.

Tenha sempre em mente seus objetivos, o orçamento disponível e as características do seu mercado. Todas as soluções são corretas e efetivas, mas uma coisa é certa, a melhor opção é aquela que agrada mais o seu usuário. 


Fica a dica!